SBCT - Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica

Boletim SBCT

Prezados Colegas,

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica vai promover nos dias 24 e 25 de julho próximo, mais uma Jornada Científica e de Defesa Profissional. Desta vez, feita em Recife, com atividades teóricas (tarde do dia 24) e práticas (durante o dia 25 – com demonstrações cirúrgicas).

Os interessados poderão acompanhar um interessante semanário de Oncologia a ser realizado no sábado, 26/07. Clique aqui e confira a programação completa.

O material científico veiculado neste Boletim é uma compilação dos temas mais relevantes para o cirurgião torácico, debatidos no recente congresso americano American Association for Thoracic Surgery, realizado em Toronto, no final de abril de 2014.

Um dos temas discutidos no Curso Pré-Congresso foi a revisão dos conceitos que envolvem a decisão entre lobectomia x segmentectomia em câncer de pulmão, estágio I. Com autorização da AATS, transcrevemos aqui a apresentação do Dr. Rodney Landrenau que começou com o anúncio de um artigo que está em fase de impressão e que se intitula: Recurrence and survival outcomes following anatomic segmentectomy VS. Lobectomia for clinical stage I non-smal cell lung cancer (J. Clinic. Oncol. 2014, in press).

Neste trabalho ele revisa 392 segmentomias x 800 lobectomias e conclui que comparado com a segmentectomia, a lobectomia oferece maior intervalo livre de doença e maior sobrevida global, mas as diferenças não foram estatisticamente significativas. Por isso terminou recomendou aguardar trabalho futuro, prospectivo, randomizado e que está em andamento (CALGB 140503).

Na segunda parte da apresentação descreveu os elementos que devem ser utilizados na decisão pré e intraoperatória entre segmentectomia ou lobectomia.

Abaixo a síntese de sua apresentação:

Jose J. Camargo
Secretário Científico da SBCT

Faça o download!