Palavra do Presidente
Passados mais de seis meses desde que a pandemia da covid-19/SARS-CoV2 tomou conta do planeta, aprendemos a conviver ou nos adequamos ao “novo normal”. Até aqui parece que já aprendemos as lições, mas não sabemos ainda como será o futuro pós-pandemia, se conseguiremos voltar ao “antigo normal”, se é que isso será possível. Com base na história, sempre depois de grandes acontecimentos, a sociedade mundial sofre um choque e as mudanças dos seus hábitos, que antes não faziam parte de sua coexistência, tornam-se o “antigo normal” até que um outro “novo normal” venha a acontecer. Estamos no início do século XXI e já temos um acontecimento que, sem sombra de dúvida, ocasionou um grande impacto nas nossas vidas.
Nesse período, aprendemos a conhecer e tratar melhor a doença, fazendo com que os hospitais de campanha e muitos leitos de UTI começassem a ser desativados. Mas, afinal, podemos então relaxar? O que o “novo normal” vai mudar em nossas vidas? Quais serão essas mudanças? Estamos preparados para elas? Será que a pandemia apenas acelerou a transformação de comportamentos que já estavam em mudança antes mesmo dos primeiros casos da nova doença? São perguntas ainda sem respostas nesse momento – a ver.
A SBCT, seguindo seu papel institucional e plenamente adequado ao “novo normal”, tem disponibilizado aos seus associados por meio do seu Programa de Educação a Distância (EAD) – que foi elaborado pela comissão composta por Darcy Pinto, Maria Tereza, Pedro Nabuco, Leonardo Brant, Paula Ugalde, Wolfgang Aguiar – webinares quinzenais abordando diversos temas de atualização, discussão de casos clínicos, técnicas cirúrgicas, entrevistas. A participação expressiva dos associados nesses eventos tem mostrado o grande interesse pelos temas escolhidos. O primeiro curso com programação pedagógica, que vai abordar o tema radiologia torácica, que será ministrado em outubro, teve suas vagas preenchidas em quatro horas. Mostrando o grande interesse dos associados, servindo de estímulo para outros eventos já programados para o próximo semestre.
Cumprindo uma exigência estatutária, da Associação Médica Brasileira (AMB), e após pesquisa dos interessados associados para a realização da prova para obtenção do título de especialista durante da pandemia – tivemos 24 candidatos interessados –, a SBCT constituiu a comissão para prova de títulos de especialista coordenada por Spencer Camargo, com o apoio e colaboração de Fabio Haddad (SP), Maria Ribeiro Morard (RJ), João Aléssio Perfeito (SP) e Fernando Westphal (AM). Devido à suspensão e à mudança do Congresso Brasileiro de Pneumologia, que passou a ser virtual, as provas para obtenção do título de especialista em Cirurgia Torácica serão realizadas em parceria com a SBPT, no dia 19/12/2020, em São Paulo. Foi contratada a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que será encarregada da aplicação da prova escrita, atendendo a todos os critérios pedagógicos, estatutários e, de forma atual decorrente da pandemia da covid-19, as normas de biossegurança. Boa prova para todos.