A greve da Anvisa provoca desabastecimento de insumos e kits em laboratórios. Nos dias 10 e 11 de agosto, o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Paulo Azevedo, deu entrevistas às TVs Record e Bandeirantes e à rádio CBN sobre esse problema.
Abaixo, segue Comunicado da SBPC/ML:
COMUNICADO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em respeito aos usuários de serviços laboratoriais, vem a público comunicar que:
Devido à greve deflagrada por auditores fiscais, servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Polícia Federal, muitos reagentes importados utilizados pelos laboratórios clínicos públicos e privados no Brasil, necessários à realização de exames, encontram-se retidos em portos e aeroportos do País.
Segundo informações recebidas de diferentes regiões do Brasil, constata-se que já está ocorrendo desabastecimento desses produtos, o que limita sobremaneira a capacidade dos laboratórios clínicos realizarem exames e procedimentos, resultando em elevado risco à prestação de serviços essenciais à saúde da população.
Estão prejudicados, entre outros exames, o de diagnóstico de Influenza H1N1; os empregados para monitorar o tratamento de pacientes com diabetes e com insuficiência renal crônica; os marcadores cardíacos, importantes para complementar o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio; Listeria, utilizado no diagnóstico de doenças em gestantes, a fim de evitar complicações no parto; Pro-calcitonina, importante para o diagnóstico de infecção generalizada em pacientes em UTI.
Ciente de sua responsabilidade como Sociedade de Especialidade Médica, a SBPC/ML enviou ofícios à ANVISA e entidades representativas de importadores de produtos para diagnóstico laboratorial relatando essas ocorrências e solicitando esforços e providências imediatas, de modo a restabelecer os estoques dos laboratórios e não causar danos à saúde da população que procura assistência médica.
Fonte: AMB