O Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, comemorado em 31 de maio, terá como tema de ação a proibição da propaganda, promoção e patrocínio do fumo.
Veja a posição da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB:
DIA MUNDIAL SEM TABACO 2013
TEMA: PROIBIÇÃO DA PROPAGANDA, PROMOÇÃO E PATROCÍNIO
Evidências apontam que o crescimento do mercado global dos produtos do tabaco é responsável por séria ameaça à saúde pública. Este risco tem sido potencializado por estratégias das indústrias do fumo, como propaganda, promoção e patrocínio, para ampliar o consumo de cigarros.
Entre nós, no controle do tabagismo, medidas contrárias a essas estratégias ainda merecem uma atenção maior, apesar das várias recomendações da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS.
As empresas do fumo utilizam certas características sensoriais como gosto, cheiro e imagem, riscos e benefícios, na sua publicidade, como forma de apelo e atração do consumidor, estimulando o consumo do tabaco e desenvolvimento da dependência à nicotina.
Há técnicas diferenciadas utilizadas para atrair adolescentes, jovens adultos e mulheres.
Promoção e patrocínio de eventos e festas, com distribuição e maços de cigarros ocorrem com frequência, como objetivo à abordagem direta de fumantes e não fumantes.
Os maços de cigarros e cartazes expostos estrategicamente ao lado de balas, chocolates e doces facilitam a visibilidade e aceitação do produto por crianças e adolescentes. A adição de aromatizantes e flavorizantes (açucares, mel, melaço, menta, baunilha, chocolate, canela, hortelã, cereja, morango) ao tabaco têm a finalidade de mascarar o seu gosto amargo característico, permitindo uma maior aceitação do iniciante ao tabagismo. A publicidade institucional também é usada a fim de divulgar ou reforçar a imagem da própria empresa.
Apesar da aprovação de lei federal que proíba a publicidade de cigarros e afins, sua regulamentação ainda está em fase de discussão, existindo violação de proibições legais.
Fonte: AMB