TÍTULO DE ESPECIALISTA – EDITAL 2009
Conforme estabelecido pelo Estatuto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), o exame anual de 2009 será realizado durante as atividades do XVI Congresso Brasileirode Cirurgia Torácica, em Curitiba-PR dia 29 de Abril de 2009. Abaixo estão contidas as informações para os interessados em realizá-lo.
PRÉ – REQUISITOS
Poderão candidatar-se ao Título de Especialista em Cirurgia Torácica (TECT), os médicos formados há 4 (quatro) anos ou mais no Brasil ou no exterior, que possuam comprovação definitiva do CRM (apresentar junto com o currículo) e em dia com o Conselho Regional de Medicina Estadual e que preencham um dos 3 critérios abaixo relacionados:
1. Apresentar certificado de conclusão de residência médica em Cirurgia Torácica em programa reconhecido pelo MEC.
2. Apresentar Certificado de Conclusão de estágio em Cirurgia Torácica, em centro reconhecido pela SBCT, com período equivalente ao do programa de residência médica, referido no item anterior.
3. Comprovação de treinamento/capacitação na especialidade por meio de atividades profissionais realizadas em um período de 8 anos e participação em atividades científicas na área, as quais deverão atingir no mínimo 100 pontos, utilizando como modelo o sistema de pontuação constante ao anexo I do presente edital.
INSCRIÇÃO
A inscrição deverá ser feita através da Secretaria da SBCT, mediante pagamento da taxa de R$ 300,00 para sócios quites SBCT e AMB e R$ 600,00 para não-quites ou não-sócios, com início de inscrição no dia da publicação no site e término impreterivelmente no dia 15 de março de 2009. Poderá ser realizada pessoalmente ou por carta registrada (preferencialmente SEDEX). O recibo do registro do correio vale como prova da data de inscrição.
Para a inscrição os candidatos deverão anexar curriculum vitae (CV) e os documentos e títulos com cópia autenticada considerados mais importantes para a especialidade. A lista de operações já realizadas pelo candidato deverá constar do CV e a organização do mesmo deverá obedecer as normas constantes do anexo II.
Não serão considerados para fins de avaliação os documentos não relacionados com a especialidade e toda a documentação será posteriormente devolvida ao candidato. Caso a documentação apresentada seja insuficiente, a taxa de inscrição será devolvida, descontada a taxa de serviço de 20% (vinte por cento). Entretanto, caso o candidato não compareça à prova, perderá integralmente a taxa de inscrição. Não serão aceitas inscrições condicionais.